Datas comemorativas

Por que comemoramos o Dia de Finados? Saiba a origem do feriado de 2 de novembro

Data será comemorada na próxima terça-feira

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/10/2021 às 9:45 | Atualizado em 29/10/2021 às 9:46
Notícia
Pixabay
Dia de finados - FOTO: Pixabay

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos será comemorado na próxima terça-feira, 2 de novembro. Para a Igreja Católica, a data busca homenagear os entes queridos que já faleceram. O dia 2 de novembro foi definido como feriado nacional pela Lei nº 10.607 em 19 de dezembro de 2002.

..

Na França, em 2 de novembro de 998, o monge beneditino Odilo, da Abadia Beneditina de Cluny, instituiu a todos que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de rezar pelos mortos. No século 1 era costume visitar túmulos de mártires e foi a partir dessa época que foram feitos os primeiros registros de orações pelos cristãos falecidos.

No ano 732, o papa Gregório III autorizou os padres a fazer missas em memória das pessoas que já morreram. No ano 100, acreditava-se que o mundo acabaria e era necessário rezar para que as almas saíssem do purgatório antes disso.

A data se espalhou por várias partes do mundo a partir do século XV. O Dia dos Mortos passou a ser comemorado de maneiras diferentes de acordo com o país. No México, a famosa "Festa dos Mortos" junta antigos rituais dos Astecas com os costumes da religião Católica.

Saiba o horário dos cemitérios durante o Dia de Finados em Caruaru

No Brasil, muitas pessoas visitam cemitérios durante essa data e levam flores, acendem velas e prestam homenagens a parentes e amigos que faleceram.

*Com informações da IstoÉ, GZH

Comentários