Saúde

O que é mitomania? Entenda o que é, como reconhecer e qual o tratamento

Assunto repercutiu na web após Gabi Brandt falar sobre relacionamento com o ex-namorado Gui Araújo

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 29/10/2021 às 11:24
Notícia
Reprodução/Instagram
Assunto repercutiu na web após Gabi Brandt falar sobre relacionamento com o ex-namorado Gui Araújo - FOTO: Reprodução/Instagram
Leitura:

A influenciadora Gabi Brandt falou sobre o relacionamento com seu ex-namorado Gui Araújo nessa quinta-feira (28) ao podcast "PodCats", apresentado por Camila Loures e Virgínia Fonseca. Durante a entrevista, Gabi confirmou a "teoria" de Anitta, que também já namorou o peão da 'Fazenda 13', de que Gui seria mitomaníaco.

..

Gabi disse que, quando eles namoravam, Gui costumava mentir compulsivamente. “Eu tenho certeza absoluta [que ele tem mitomania], porque eu convivi e era uma coisa muito nítida”, afirmou.

"Existe a pessoa que tem mitomania que ela acorda, do nada: 'Hoje eu vou fingir que fui assaltado'. Agora tem a pessoa que pega um fato que realmente aconteceu e transforma. Eu já conheci mais pessoas assim. Ele é uma pessoa assim. Ele transforma, manipula, inventa uma história no meio de tudo", disse.

Segundo o Instituto de Psicologia da USP, a mitomania é a compulsão pela mentira, contada de maneira consciente. Ela busca autoproteção ou o falseamento da realidade, de maneira a fazê-la parecer melhor.

Uma das diferenças do mentiroso esporádico para uma pessoa com mitomania, é que o mentiroso esporádico mente para tirar proveito e o mitomaníaco costuma mentir para disfarçar a própria realidade. Ainda acordo com a USP, o mitomaníaco pode tentar esconder a família, lugar onde mora e trabalho.

A psicoterapia é um dos principais tratamentos para mitomania. Nela, o paciente pode identificar a doença e entender quais pontos da sua vida e gatilhos que podem motivar as mentiras.

*Com informações do portal BOL (por Celina Cardoso), Instituto de Psicologia da USP, Tua Saúde.

Comentários

Mais Lidas