benefício

Bolsa Família chega ao fim com último pagamento nesta sexta-feira

Benefício será substituído pelo Auxílio Brasil

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 29/10/2021 às 12:02
Notícia
Divulgação/PF
Programa Bolsa Família - FOTO: Divulgação/PF

Depois de 18 anos, o programa Bolsa Família realiza nesta sexta-feira (29) o último pagamento do benefício para mais de 1 milhão de brasileiros. Segundo o Ministério da Cidadania, o benefício será substituído pelo Auxílio Brasil.

..

O calendário de pagamentos de Outubro encerra o programa, com saques liberados para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) de terminados em 0.

O fim oficial do programa só acontece na próxima semana, quando a lei que extingue o benefício será revogada. De acordo com o Congresso, ainda existe a chance do programa voltar, mas por enquanto, a decisão dita o fim do Bolsa Família.

A decisão de encerrar o auxílio voltado para famílias de baixa renda foi do presidente Jair Bolsonaro, para que um projeto social fosse criado com seu nome.

O novo projeto Auxílio Brasil ainda não está consolidado, mas segundo o Ministério da Cidadania, os pagamentos de até R$ 226,80 comecem a ser realizados no dia 17 de novembro, para mais de 14,6 milhões de brasileiros incluídos no antigo programa.

Programa Bolsa Família

O programa Bolsa Família foi criado em 2003 pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva, durante o seu primeiro mandato.

O benefício surgiu a partir da união do Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás, programas de transferência de renda criados durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2003).

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza são atendidas pelo programa.

Comentários