Inclusão

Menina de 10 anos aprende Libras para se comunicar com amigo surdo

As duas crianças estudam juntas há seis anos

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 01/11/2021 às 10:14
Notícia
Reprodução/TV Tem
Menina aprendeu Libras para interagir com amigo surdo - FOTO: Reprodução/TV Tem

Uma menina de apenas 10 anos aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para conseguir se comunicar com o amigo da escola, que é surdo. Os dois estudam juntos há seis anos, em Araçatuba, São Paulo.

Lívia Freitas disse em entrevista à TV Tem, que começou a aprender a língua de sinais para ajudar o amigo, Ryan Costa Silva nas aulas. “Comecei a me interessar para poder ajudar ele na matéria, para interagir mais. Eu acho importante, porque quando ele crescer ele não vai ficar tão isolado”, explicou a menina.

Durante as aulas, o menino conta com o apoio da professora intérprete Mayla Ferreira Pavazzei, mas a empatia de Lívia ajudou na inclusão dele. “É importante para ele como ser humano viver em sociedade e até para as outras crianças esse convívio social”, como contou a professora.

A menina começou a aprender o básico de Libras aos 4 anos com a professora Jurema de Mesquita, mas ela quis aprender mais. “Ela foi além e enxergou o Ryan como alguém que precisava dela como cidadã, como alguém que se posiciona na sociedade”, disse Jurema.

A família de Ryan, que tem a mãe, padrasto e irmão também surdos, tinham medo dele ter dificuldades em interagir com outras pessoas, mas ficaram felizes em ver a amizade dele com Lívia. “A mãe dele diz que na educação infantil ele tinha vontade de aprender, brincava muito e foi quando a Lívia e o Ryan se conheceram. Eles andavam juntos e ela tinha vontade de aprender a Libras”, falou Sara Bozolan, tia de Ryan.

*Com informações G1

Comentários