Política

Eleições 2022: Bolsonaro é derrotado por todos candidatos no 2º turno, diz pesquisa Ipespe

A pesquisa foi realizada entre 25 e 28 de outubro numa amostra nacional

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 03/11/2021 às 15:53
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente da República, Jair Bolsonaro - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foi divulgado nesta quarta-feira (3) pela pesquisa nacional do Ipespe que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perde em todos os cenários no segundo turno das eleições de 2022. Os candidatos Ciro Gomes (PTB), João Dória (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) e Lula (PT) ganham em casos de segundo turno com o presidente.

A pesquisa aponta que caso a eleição acontecesse hoje, o atual presidente ficaria com 34 % dos votos e Ciro 44%. O governador de São Paulo, João Doria, ficaria com 40% dos votos contra 35% de Bolsonaro. Já o ex-presidente Lula ficaria com 50% dos votos e o líder do planalto com 32%

Já na disputa entre Bolsonaro e o governador do Rio Grande do Sul, a diferença de votos seria menor. O presidente ficaria com 34% dos votos e Eduardo Leite com 37%.

Nesta mesma pesquisa, Lula ganharia no segundo turno contra todos, se ocorresse contra Bolsonaro, Sérgio Moro, João Dória, Ciro Gomes e Eduardo Leite.

A simulação afirma que Sergio Moro ficaria com 34% e o ex-presidente com 52%. Concorrendo com Doria, Lula ficaria com 52% dos votos e o tucano com 23%. Entre Ciro e Lula, o primeiro ficaria com 29% e o segundo com 49%. E com o governador do Rio Grande so Sul, ficaria com 22% e o Lula com 50%.

Pesquisa

Ipespe realizou a pesquisa entre 25 e 28 de outubro em uma amostra nacional com 1 mil entrevistados que contém a representativa do eleitorado do País com mais de 16 anos, com cotas de sexo, que moram em todas as regiões e idade e localidade.

A pesquisa foi feita por telefone, com uma margem de erro estimada em 3,2 pontos percentuais para mais ou menos. Com um intervalo de confiança de 95,5%.

Comentários