Viralizou

Em caso raro, bebê nasce com cauda de 12 centímetros em Fortaleza

De acordo com os médicos, aproximadamente 40 casos do tipo já foram relatados

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 05/11/2021 às 16:37 | Atualizado em 05/11/2021 às 16:38
Notícia
Divulgação/Journal of Pediatric Surgery Case Reports
Bebê nasceu com cauda de 12 centímetros - FOTO: Divulgação/Journal of Pediatric Surgery Case Reports

Um fato curioso e muito raro foi registrado no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza. Um bebê prematuro de 35 semanas nasceu com uma cauda de 12 centímetros e uma bola na extremidade de 4 cm de diâmetro.

Os médicos que participaram da cirurgia de remoção relataram o caso no Journal of Pediatric Surgery Case Reports, publicado em fevereiro.

De acordo com a publicação, os bebês desenvolvem uma cauda embrionária ainda no útero, entre a quarta e oitava semana de gestação, mas normalmente, o corpo absorve a cauda, o que não aconteceu no caso do bebê de Fortaleza.

Segundo os exames realizados, a cauda não tinha cartilagem e nem osso. Tornando o caso um exemplo raro de cauda verdadeira. De acordo com os médicos, aproximadamente 40 casos do tipo já foram relatados.

Outros exames foram realizados para avaliar o quadro neurológico do recém-nascido, mas nenhuma alteração foi encontrada.

A publicação foi assinada pelo médico residente de pediatria Humberto Forte, pelo estudante da Universidade Federal do Ceará Carlos Eduardo Lopes Soares, pela cirurgiã pediátrica do hospital Márcia Maria de Holanda Góes Bezerra, pela neonatologista Verlene de Araujo Verdiano, pelo patologista do hospital Rodrigo Schuler Honorio e pelo cirurgião pediátrico Francisco das Chagas Barros Brilhante.

Comentários