cultura

Forró pode ser reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil

Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional deu início à elaboração do Dossiê de Registro das Matrizes Tradicionais do Forró em 2019.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 08/11/2021 às 10:36
Notícia
Janaina Pepeu/divulgação/Prefeitura de Caruaru
Banda Fulô de Mandacaru - FOTO: Janaina Pepeu/divulgação/Prefeitura de Caruaru

Foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (5), o início ao processo de registro do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil, na categoria Ritmo. O trâmite tem o objetivo de oferecer o reconhecimento do bem cultural "Matrizes Tradicionais do Forró", iniciado em 2019.

..

O pedido feito por meio de abaixo-assinado de 423 forrozeiros de todo o país, foi apresentado pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba.

Com isso, em breve o ritmo nordestino deve se tornar Patrimônio Cultural do Brasil, já que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) conclui etapa importante do processo para o tombamento do bem “Matrizes Tradicionais do Forró”. A autarquia é vinculada ao Ministério do Turismo.

O aviso publicado abre, por trinta dias, prazo para receber manifestações, que devem ser enviadas ao e-mail [email protected]. Após esse prazo, a matéria será votada no Conselho Consultivo do Patrimônio, no dia nove de dezembro.

Comentários