descoberta

Fêmur de 1,5 metro de dinossauro gigante é encontrado no Maranhão

Osso foi descoberto na escavação de uma obra de ferrovia.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 08/11/2021 às 12:51
Notícia
Giovani T. Viecili/Amai Fotografia
Pesquisador Leonardo Kerber deitado ao lado de osso - FOTO: Giovani T. Viecili/Amai Fotografia

Um fóssil localizado durante as escavações para uma obra na cidade de Davinópolis, no interior do Maranhão, começou a ser estudado pelos paleontólogos Elver Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), e Leonardo Keber, do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

..

Os pesquisadores tentam desvendar as origens de um imenso fóssil encontrado que seria um fêmur, tem 1,5 metro, diz o paleontólogo de Santa Maria. "Uma partezinha dele estava aparecendo, a gente foi deixando por último. Para a nossa surpresa, era um osso bem grandão", diz. Os especialistas avaliam ainda que o osso pudesse ser maior, uma vez que ele aparenta estar incompleto.

Para mostrar a escala do tamanho do osso, o próprio Leonardo tirou uma foto, deitando-se ao lado do fóssil.

"Ainda faltam muitos estudos para detalhar a identificação dos ossos. Ao todo, foram recuperados aproximadamente 35 elementos desse animal, além de uma série de outros fósseis menos completos, que irão fornecer dados sobre como era esse gigante”, afirma o paleontólogo. Também foram escavadas vértebras, ossos longos, costelas e diversos pequenos fragmentos.

Agora o grupo que vai tentar identificar as origens do animal. Até o momento, há somente suspeitas.

Comentários