Saúde

Pernambuco reduz intervalo e idade mínima para aplicação da dose de reforço da vacina contra covid

Pessoas a partir de 55 anos e trabalhadores da saúde poderão tomar a 3ª dose 120 dias após 2ª dose ou vacina de dose única

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/11/2021 às 15:46
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Vacinação contra a Covid-19 em Caruaru - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

O Governo de Pernambuco autorizou as reduções do intervalo e idade mínima para aplicação de dose de reforço da vacina contra covid-19. A decisão foi anunciada após análise do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação junto aos municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

..

Com a redução, os idosos a partir dos 55 anos e os trabalhadores da saúde poderão tomar a terceira dose 120 dias após a segunda dose ou vacina de dose única. Além disso, a terceira dose da vacina passa a ser aplicada quatro meses (120 dias) após o encerramento do esquema com duas doses, ou com a vacina de dose única. Antes, o tempo de espera era de seis meses (180 dias). Para os imunossuprimidos, ainda continua o intervalo de 28 dias de intervalo após segunda dose ou única.

“Hoje, nosso foco é avançar na segunda dose e, especialmente, na dose de reforço dessas populações mais vulneráveis. É importante avançarmos para termos o maior número possível de pessoas protegidas. Estamos acompanhando com muita atenção o recrudescimento dos casos da Covid-19 em alguns países da Europa. E, se quisermos evitar o mesmo por aqui, precisamos, fundamentalmente, garantir maiores percentuais de cobertura vacinal”, disse o secretário estadual de saúde, André Longo.

Vacinação

Durante a reunião online com os gestores municipais na manhã desta segunda-feira (8) Longo também destacou que Pernambuco, mesmo estando entre os dez Estados brasileiros com maiores percentuais de vacinação, ainda precisa aumentar a imunização contra o coronavírus.

“Precisamos de prioridade absoluta para campanha de vacinação. Não é hora de desmobilizar equipes de imunização. É imprescindível que os gestores mantenham isso no radar e não diminuam suas estratégias, pois o que estamos fazendo agora terá o impacto decisivo para superarmos a pandemia”, afirmou.

Comentários