fenômeno

Saiba como ver o eclipse lunar mais longo do século e o último de 2021

Fenômeno terá duração de mais de três horas e esconderá 97% da lua.

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 16/11/2021 às 8:47
Notícia
wenzlerdesign/Pixabay
Eclipse lunar poderá ser visto a olho nu no Brasil - FOTO: wenzlerdesign/Pixabay

O próximo eclipse lunar parcial, que ocorrerá no dia 19 de novembro, será o mais longo do século. Enquanto alguns fenômenos do tipo duram minutos ou até uma hora, este terá mais de três horas de duração, de acordo com a NASA. O eclipse esconderá 97% do satélite natural.

Saiba quando ocorrerá o eclipse lunar mais longo do século

..

No Brasil, será possível ver cerca de 2h do evento. Em Pernambuco, poderá ser visto a partir das 03h02, com eclipse máximo por volta das 04h46 e final às 4h51, totalizando cerca de 1h50, segundo dados da plataforma "Time and Date".

Os horários variam de acordo com a localização. Quanto mais ao Oeste do país, mais tempo terá o evento. A observação também dependerá das condições climáticas das regiões.

Eclipse lunar mais longo do século poderá ser visto no Brasil; saiba como observar

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua, o Sol e a Terra se alinham brevemente, bloqueando os raios solares que costumam chegar à superfície do satélite natural do planeta.

Transmissão ao vivo

O eclipse pode ser acompanhado ao vivo na madrugada do dia 18 para o dia 19 de novembro pelo The Virtual Telescope Project. O canal no YouTube TimeAndDate também fará uma live acompanhando o fenômeno.

Assista ao eclipse lunar ao vivo

Comentários