Reajuste

Mensalidade escolar pode ter reajuste de mais de 12% em 2022; entenda regras

Levantamento mostra que maioria das escolas pretende aplicar reajuste de pelo menos 7%

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 18/11/2021 às 9:51
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
A proposta é da Secretaria de Educação e foi idealizada a partir das respostas a um questionário de 100 perguntas aplicado pela Polícia Militar junto a 55% das escolas públicas - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com o fim de ano chegando, as escolas privadas já começam a anunciar os reajustes para 2022. Mas, diferentemente do ano passado, quando a maioria dos colégios seguraram os preços meio à pandemia de Covid-19, o valor das mensalidades tende agora a acompanhar a inflação no país, que voltou a registrar taxa de dois dígitos.

Um levantamento realizado pela consultoria Meira Fernandes, especializada em gestão de instituições de ensino, mostra que 90,9% das escolas particulares pretendem aumentar o valor da mensalidade em 2022 e que, na maioria dos colégios, o reajuste será de pelo menos 7%.

A pesquisa foi realizada em novembro com administradores de escolas em cinco estados.
Entre as instituições que irão subir os preços, a maior fatia (53%) fará um reajuste entre 7% e 10%. Uma parcela de 7,6% informou que aplicará uma alta entre 10% a 11%, enquanto 9,1% irão aumentar as mensalidades em 12% ou mais.

De acordo com a Lei nº 9.870, não existe teto para o reajuste e que cada escola tem autonomia para definir as mensalidades. A regra estabelece apenas que o novo valor deve estar de acordo com as despesas da escola e só poderá ser realizado uma vez a cada 12 meses.

Comentários