Finaneiro

Como calcular o valor a ser recebido no 13º salário? Saiba detalhes

Saiba como fazer o cálculo e já se programa para uma renda extra entrando

Antonio Virginio Neto
Antonio Virginio Neto
Publicado em 18/11/2021 às 14:03 | Atualizado em 18/11/2021 às 14:09
Notícia
Pixabay
QUAL O VALOR DO DÉCIMO TERCEIRO DO AUXÍLIO BRASIL? Veja as regras da parcela extra do beneficio e saiba se vai ser liberado neste mês. - FOTO: Pixabay

Servindo como uma gratificação anual, o 13º é uma espécie de salário extra paga pelo empregador a todos aqueles que possuem carteira assinada. Sendo pago sempre no final de cada ano, a possibilidade é garantida no Brasil desde o ano de 1962, através da lei 4.090/62. 

Pensando na renda extra entrando na conta, é comum que muitas pessoas façam planos para o dinheiro, que ainda nem entrou. Seja trocar de carro, comprar eletrodomésticos ou até deixar em dia contas que ainda estão por vir, muitos já ficam na expectativa com esses valores porém não sabem como é possível fazer o cálculo deles. 

Saiba como calcular o valor a ser recebido pelo 13º salário

Apesar de simples, é importante entender como funciona esse cálculo. Desta forma, o valor é definido levando em conta muitas variáveis. É possível calcular o valor a ser recebido no 13º salário calculando o último vencimento recebido pelo trabalhador, no mês de Dezembro, por exemplo. É importante observar que, neste cálculo, entram adicionais como hora extra, horários noturnos, insalubridade, comissões e periculosidade. 

Vale a pena entender também que todos os meses em que o empregado tenha trabalhado por mais de 15 dias devem ser computados no cálculo. Para aqueles que possuem um salário que costuma variar durante os meses, como em casos em que se possui participação em comissões especiais ou horas extras trabalhadas em um determinado mês, deve-se levar em conta o valor pago nesses meses. 

Para obter o valor, então, deve-se fazer um cálculo bem simples: divida o salário integral pela quantidade de meses em um ano, que são 12. Em seguida, deve-se multiplicar o número obtido por aquele de meses trabalhados no ano. Desta forma: Salário integral ÷ 12. Valor obtido x meses trabalhados. 


Comentários