História

Saiba como surgiu o Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de outubro

O dia foi instituído pela lei federal 12.519 em 2011

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 20/11/2021 às 11:15
Notícia
Divulgação
Zumbi dos Palmares líder quilombola brasileiro - FOTO: Divulgação
Leitura:

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra que foi firmado por um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul em 1970, para lembrar e homenagear o dia da morte de Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares. A data ganhou força em 78 quando o surgiu o Movimento Negro Unificado no país e virou nacional.

De acordo com Martha Rosa, historiadora da Fundação Cultural Palmares, a data é uma forma que a população negra encontrou para homenagear Zumbi, fortalecendo referências históricas, mitos e a trajetória no Brasil.

A lei federal de 2011 (12.519) foi sancionada em 2011 e instituído o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Os feriados são por conta das leis de cada município.

Quilombo

O Quilombo dos Palmares se encontra atualmente em Alagoas. O local é o maior quilombo territorial no Brasil, que durou 100 anos e chegou a abrigar de 25 mil a 30 mil negros. Era como um estado dentro de outro.

A comunidade resistiu por um século contra o exército brasileiro, utilizando um corpo bélico, adquirido por trocas com fazendeiros próximos. Bem organizado com uma grande rede de informações, onde os negros que ainda estavam como escravos, passavam os dados sobre as tropas antes de chegarem no local.

Comentários

Mais Lidas