funase, garanhuns, rádio jornal

Funase de Garanhuns vai fechar as portas? Entenda recomendação que causou polêmica

Polêmica foi esclarecida em entrevista à Rádio Jornal Garanhuns

Publicado em 23/11/2021 às 11:55 | Atualizado em 23/11/2021 às 16:45
Reprodução/TV Jornal Interior
Funase de Garanhuns - FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

O Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Pernbuco (CEDCA-PE) emitiu uma recomendação indicando que a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, fechasse as portas. A unidade, que conta com 72 socioeducandos, possui histórico de fugas e isso, junto a uma precarização da estrutura, teria motivado a solicitação.  

..

  • Suspeito de matar mulher desaparecida de Garanhuns é preso
  • Vídeo mostra suspeito de matar mulher desaparecida em Garanhuns pedindo para guardar capacete em mercado; assista
  • Primeiro fim de semana da Magia do Natal de Garanhuns traz grande público e muitas emoções

 

De acordo com informações do gestor da Funase de Garanhuns, Alfredo Gois, a recomendação não é o ideal para a unidade. "Não acredito que a Funase (Garanhuns) vá fechar as suas portas, até porque isso não é a solução. A solução é fazer o que estamos fazendo, restruturação", comentou em entrevista à Rádio Jornal Garanhuns. 

Ainda segundo o gestor, a unidade vai ter a estrutura física reformada e terá os trabalhos técnicos intensificados, com cursos de jardinagem, manutenção de computadores, entre outras possibilidades obtidas através de parcerias. Além disso, duas fases de recuperação foram anunciadas por Alfredo Gois. A primeira iniciaria ainda essa semana, com reformas da rede elétrica, hidrosanitária, pintura e recuperação do telhado da unidade. 

Segundo informações da gestão do local, a segunda parte das reformas seria oferecida através de licitação. A operação ainda será realizada pelo gestor da unidade, Alfredo Gois e deverá ser anunciada em breve. 

Na Funase de Garanhuns, 72 adolescentes passam por reeducação. As instalações contemplam dois programas da unidade. O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e também o Centro de Internação Provisória (Cenip). 

Local possui histórico de fugas

A unidade da Funase em Garanhuns possui um histórico de fugas que chegam a surpreender. Apenas em 2021, foram registradas cinco fugas em massa, de acordo com informações da Polícia Militar (PM). Nas ocasiões, 24 socioeducandos escaparam da unidade. 

O que diz a Funase?

Em nota enviada ao NE10 Interior, a Funase reforçou que não são verdadeiras as informações a respeito de superlotação na unidade e que medidas estão sendo tomadas para garantir o melhor funcionamento dos serviços prestados.

Leia a nota na íntegra

Sobre a recomendação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA-PE), para o fechamento do Centro de Atendimento Socioeducativo de Garanhuns, entendemos a preocupação do Conselho, mas que atualmente não é factível uma atitude desta amplitude. 


A unidade possui um Projeto Arquitetônico pronto e, está sendo finalizado o processo executivo para licitar a obra. Com isso, a unidade será expandida, com a saída da Casa de Semiliberdade (Casem), que funciona no mesmo local. 


Mas de antemão a unidade passou recentemente por obras de requalificação e vai receber outros serviços dentro do cronograma que inicia este mês e que irá beneficiar todas as unidades do estado. Entre os serviços previstos para a Case Garanhuns estão a revisão geral da cobertura e das instalações hidrosanitárias e elétricas. 


Salientando que a unidade não possui superlotação, estando com a ocupação em 72% da capacidade. As atividades ocupacionais avançaram de forma significativa. Com planejamento e acompanhamento dos processos. 


Também foram realizadas mudanças administrativas com a troca dos gestores das coordenações geral, administrativa e operacional. E, estamos dentro das recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), quanto ao quantitativo de agentes educativos e equipe técnica.

Funase de Garanhuns vai fechar as portas? Entenda recomendação que causou polêmica