A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nesta semana um novo comprimido de dose única utilizado para o tratamento do HIV. O Dovato é indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos.
O medicamento é composto por Dolutegravir (50 mg) e Lamivudina (300 mg), que antes eram usados de forma separada no tratamento, pode ser usado por pessoas acima de 12 anos, com peso mínimo de 40 kg, e sem histórico de resistência à composição do comprimido. O remédio também pode ser ingerido em jejum.
De acordo com a GSK/ViiV Healthcare, farmacêutica responsável pela medicação, o Dovato atua impedindo que o vírus se integre ao DNA, interferindo também na multiplicação do vírus.
Segundo o UOL, Valdez Madruga, infectologista e coordenador do Comitê de Aids/HIV da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), considera o medicamento uma boa opção. O coquetel padrão utilizado no tratamento do HIV é composto, além do Dolutegravir ou do Lamivudina, pelo Tenofovir. Esse último medicamento pode causar problemas renais e perda de massa óssea do paciente.
Comentários