covid

Pernambuco vai retirar a obrigatoriedade da máscara? Confira a fala do secretário de Saúde

Atualmente, 73% pernambucanos já completaram seus esquemas vacinais

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 26/11/2021 às 10:32
Notícia
Tomaz Silva/ABr
Expectativa de vida ao nascer no Brasil em 2019 era de 76,6 anos, segundo dados do IBGE - FOTO: Tomaz Silva/ABr

As autoridades sanitárias de Pernambuco tinham a expectativa de retirar a obrigatoriedade do uso da máscara quando a taxa de cobertura vacinal completa contra Covid-19 atingisse 80%. Atualmente, 5.605.997 pernambucanos já completaram seus esquemas vacinais, o que corresponde a 73% a população acima de 18 anos.

..

Apesar da proximidade do índice de 80%, o governo diz que ainda não é o momento de se pensar sobre a retirada dessa exigência. "Não vamos retirar a obrigatoriedade da máscara, como se aventou essa possibilidade em dezembro, pensando em termos 80% de pessoas completamente vacinadas no próximo mês. A questão é que não há segurança sanitária para retirada da máscara em locais públicos", disse o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, nesta quinta-feira (25).

O depoimento dele vem num momento em que a Europa volta a ter uma explosão de casos de covid-19. "Vemos a situação de Portugal, que retirou a obrigatoriedade da máscara quando se alcançou 80% da população vacinada. Mas agora o país voltou com a exigência, pois vê os casos aumentarem."

Comentários