Descontos

Cyber Monday promete promoções especiais nesta segunda; saiba como não cair em golpes

Evento traz vários descontos e ofertas

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 29/11/2021 às 9:18
Notícia
PIXABAY
Cyber Monday ocorre na segunda-feira após a Black Friday - FOTO: PIXABAY

Após a Black Friday nessa sexta-feira (26), a temporada de promoções continua. Nesta segunda-feira (29) é realizada a Cyber Monday, um evento com vários descontos. A ideia começou nos Estados Unidos e traz ofertas para vários segmentos.

..

A chamada "segunda-feira cibernética" foi criada em 2005 e chegou ao Brasil em 2011. Ela ocorre na segunda-feira após a Black Friday e tinha o objetivo inicial de impulsionar as vendas online e ajudar as pessoas a terem o hábito de fazer compras pelas internet. Atualmente, a data serve como uma "continuação" da Black Friday.

Os consumidores devem ficar atentos para não cair em golpes. É necessário pesquisar e comparar preços, procurar avaliações e sempre conferir se o site é seguro.

Quais são as orientações do Procon para compras físicas?

Segundo informações divulgadas pelo Procon Caruaru, é importante se planejar antes das compras. Essa determinação consiste em lojas que aumentam o valor dos produtos semanas antes para, depois, anunciar supostos descontos. Também é preciso ficar atento aos prazos referentes a entrega, troca e devolução dos produtos. 

Quais são as orientações do Procon para compras virtuais?

Para aqueles que preferem realizar as compras virtualmente, o Procon orienta cautela em relação aos estabelecimentos escolhidos. Em 2020, o órgão divulgou uma lista com 200 sites que possuem má reputação. É importante conferir essa lista antes de realizar a compra.

De acordo com o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura, deve-se todo cuidado é pouco. "Se possível, faça uma pesquisa de preço e escolha, com cautela, verificando, atentamente, o site oficial de cada loja antes de realizar a compra", explica.

Também é possível saber o nível de confiança dos portais de serviços através do Portal do Consumidor. Na plataforma Procon aconselha o consumidor a acessar o site do Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), em que é possível verificar o índice de reclamações.

Comentários