Acessibilidade

Jovem surdo faz protesto contra falta de legendas nos cinemas de Caruaru

José Matheus relata que procurou os dois cinemas do município, mas nenhum oferecia a opção do filme legendado

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 29/11/2021 às 13:00
Notícia
Reprodução/Instagram
Protesto por legendas nos filmes dos cinemas em Caruaru - FOTO: Reprodução/Instagram

Mesmo que a internet tenha milhares de filmes disponíveis, ir ao cinema é uma atividade apreciada por muitos. Com isso, surgem dúvidas sobre as legendas para que pessoas com deficiência auditiva possam aproveitar os filmes no cinema em igualdade de condições com os ouvintes.

Em Caruaru, a falta de legendas em filmes motivou um protesto nas redes sociais. Nesse domingo (28), o estudante José Matheus Alves Lima, de 22 anos, procurou o cinema Centerplex, no Shopping Caruaru, para assistir o filme ‘Eternos’, mas acabou encontrando a falta de acessibilidade no local.

A nova produção da Marvel traz a sua primeira personagem surda da história dos estúdios, mas a representatividade nas cenas do filme não parece ser vivenciada na realidade.

Em entrevista ao NE10 Interior, Matheus relata que procurou nos sites dos dois cinemas do município, mas nenhum oferecia a opção de assistir ao filme legendado.

“Eu quero assistir, mas não tem legenda. Só tem em Recife e São Paulo, Caruaru não tem.”, disse o estudante.

Com o ocorrido, Matheus postou no seu Instagram uma imagem segurando um cartaz em frente ao Centerplex. O estudante levantava o questionamento: “Sou deficiente auditivo/surdo, quero assistir ‘Eternos’ porém não tem legenda, então mereço estar sendo excluído pelos filmes sem legenda?"
A mensagem pedia ainda legenda para todos os filmes e usava a hashtag #surdosexistem.

Quando questionado sobre o protesto, Matheus falou sobre a garantia de direitos da comunidade surda. “Isso é injusto, crime. Por isso já existe a lei. Então eu fui e fiz isso, não posso desistir.”, concluiu.

Post nas redes sociais

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Matt (@matheusyes)

Lei que garante a acessibilidade

Em Pernambuco, a Lei Nº 15.896, de 2016, garante aos deficientes auditivos o direito de contar com linguagem adequada em exibições de cinema e em peças teatrais.

A norma determina a colocação de legendas em películas nacionais e estrangeiras. Também obriga as casas de espetáculos a assegurar meios para a interpretação alternativa da mensagem, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Segundo o texto, em caso de mais de uma sala de cinema exibindo o mesmo filme, a empresa poderá limitar a exibição com legenda a apenas uma delas. A lei prevê ainda punição com advertência, multa, interdição parcial ou total do estabelecimento e até o cancelamento da licença de funcionamento para quem descumpri-la. A multa poderá ser de R$ 1 mil até R$ 10 mil, dependo do porte do teatro ou cinema e das circunstâncias da ocorrência.

Resposta dos cinemas

Ao NE10, o Shopping Difusora, onde fica localizada uma unidade do Planet Cinema, afirmou por meio de nota estar “ciente da solicitação de ter filmes legendados no cinema. Diante da situação recente e em apoio ao reforço das práticas de acessibilidade e inclusão que tal iniciativa proporciona, reforçamos o pedido junto ao operador do cinema, para que a solicitação seja atendida o mais breve possível.”

Até a conclusão desta matéria, o Shopping Caruaru, onde está localizada uma unidade do Centerplex Cinemas, não enviou um posicionamento sobre o caso.

Comentários