covid-19

Anvisa confirma identificação da variante Ômicron em dois casos no Brasil

Caso investigado é de um casal de brasileiros que veio da África do Sul, e desembarcou em São Paulo no dia 23 de novembro

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 30/11/2021 às 19:15 | Atualizado em 30/11/2021 às 19:16
Notícia
ILUSTRATIVA/PIXABAY
ANÁLISE BE.9 compartilha mutações com a BQ.1, que circula no País - FOTO: ILUSTRATIVA/PIXABAY

A Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, confirmou na tarde desta terça-feira (30) duas análises preliminares testaram positivo para a variante Ômicron do novo coronavírus no Brasil. Resultado foi divulgado pelo Hospital Albert Einstein.

Os casos que estão sendo investigados são de um casal de brasileiros que mora na África do Sul, e desembarcou em São Paulo no dia 23 de novembro. Os dois apresentaram resultado de RT-PCR negativo, mas precisaram refazer o teste, pois iam voltar para o país no dia 25. O novo exame testou positivo.

O laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein realizou o sequenciamento genético das amostras e notificou a Anvisa, que a nova variante foi detectada no casal.

Em nota, a Anvisa informou que os casos serão monitorados pela Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde. “Diante da identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, a Rede CIEVS, ligada ao Ministério da Saúde, deve monitorar casos de acordo com o sistema de vigilância vigente no Brasil, para avaliação das condições de saúde e direcionamento dos indivíduos aos serviços de atenção à saúde, bem como para adoção das medidas de prevenção e controle da covid-19”, comunicou.

Um terceiro caso de um homem que veio da Etiópia e desembarcou em Guarulhos também está em investigação.

*Com informações Agência Brasil

Comentários