Imunização

Bebês tomam vacina contra Covid por engano e são internadas em hospital de Sorocaba

A enfermeira que ministrou as doses foi afastadas e as crianças estão em observação

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 03/12/2021 às 14:45
Notícia
Divulgação
Hospital Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) - FOTO: Divulgação
Leitura:

Dois bebês foram internadas após receber o imunizante contra a covid-19 da Pfizer, no lugar da pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b. O caso aconteceu em Sorocaba, São Paulo.

De acordo com o G1, a prefeitura do município identificou que três crianças foram de vacinar na a Unidade Básica de Saúde (UBS) para atualizar a carteirinha de vacinação na quarta-feira (1º). Mas ainda não se sabe quais as duas que tomaram a vacina da covid por engano e não existe exame clínico para identificar.

Uma menina de dois meses e um menino de quatro meses tiveram fortes reações e foram levados para o Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci) onde apresentaram febre alta, vômito e sem conseguir tomar leite, na quinta (2).

Após a internação nenhuma das duas crianças tiveram sintomas e não precisaram mais de medicação, apenas receberam soro nesta sexta (3). Os bebês vão passar por um teste de sorologia e depois receber o imunizante correto da pentavalente.

Afastamento

Essa seria a primeira vez que o hospital recebe um caso de bebê que tomou o imunizante da covid por engano, de acordo com o diretor clínico do Gpaci. A Secretaria de Saúde do município informou que o erro foi descoberto quando checaram o estoque de vacinas.

A enfermeira informou que confundiu os frascos por serem bem parecidos. Ela foi afastada dos procedimentos injetáveis e remanejada para uma área interna da unidade.

Comentários

Mais Lidas