"Sarna humana"

Surto misterioso de coceira em Pernambuco é causado por mariposa; entenda o caso

Relato dos moradores da primeira região afetada e exames ajudaram a desvendar a causa

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 08/12/2021 às 14:27
Notícia
Reprodução/SBD / Felipe Ribeiro/JC Imagens
Espécie Hylesia, libera pelinhos minúsculos que penetram na pele e causam coceira e vermelhidão na pele - FOTO: Reprodução/SBD / Felipe Ribeiro/JC Imagens

O surto de lesões que causam coceira na pele foi causado por uma espécie de mariposa, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As asas do inseto, do tipo Hylesia, liberam pelinhos minúsculos que penetram na pele e causam coceira e vermelhidão na pele.

A SBD solucionou o mistério a partir do relato dos moradores da região onde foram registrados os primeiros casos.

"Com a comprovação das cerdas no exame direto, história clínica e epidemiológica extremamente compatível e relato de mariposas no local feito pelos moradores, concluímos que o mistério está resolvido e esperamos que os tratamentos corretos sejam ministrados à população.", declarou a nota.

Os primeiros casos aconteceram em Recife, nos bairros de Dois Irmãos e Guabiraba, região que fica próxima a área de mata Atlântica. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), ao todo, foram 485 notificações da “sarna humana”, em 17 cidades do estado.

As mariposas, que estão em período de reprodução, são atraídas pelas luzes, invadindo assim as casas e aumentando o contato com as pessoas. Exames realizados nas lesões mostraram a presença de estruturas alongadas compatíveis com as cerdas da Hylesia.

Ainda segundo a SBD, as lesões podem ficar na pele por dias ou semanas, devido a presença desses pelinhos do isento.

Comentários