Pernambuco recebeu na manhã desta quarta-feira (8) 19.450 doses da vacina Janssen. As doses do imunizante vão ser distribuídas aos municípios nesta sexta-feira (10) e serão usadas como dose de reforço contra a covid-19.
Cerca de 173 mil pernambucanos que tomaram a primeira dose do imunizante vão receber o reforço. Após atender a essa demanda, as demais vacinas serão usadas como terceira dose de quem recebeu as duas doses da Pfizer.
A autorização foi recomendada pelo Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação, considerando que não há previsão de mais envios da Janssen pelo Ministério da Saúde. O anúncio foi feito na coletiva de imprensa desta quinta-feira (9), pelo secretário estadual de Saúde, André Longo.
As pessoas que se imunizaram com a dose única da Janssen e já receberam reforço da Pfizer, não precisam da dose extra da Janssen, já que é considerado um esquema vacinal completo.
Na coletiva, André Longo ainda comemorou a marca de 14 milhões de doses de vacinas aplicadas em Pernambuco. O secretário também destacou a importância de tomar a dose de reforço.
“As evidências apontam que ao longo do tempo, o organismo vai perdendo a memória imunológica, o que diminui a proteção da vacina ao passar dos meses. Mas nós precisamos chegar no começo de 2022 com a população pernambucana com níveis altos de anticorpos no organismo”, concluiu.
Comentários