fora do ar

Conecte SUS sofre ataque hacker e deixa de exibir dados de vacinação contra a Covid-19

Problema afeta o acesso a plataformas do Ministério da Saúde desde a madrugada desta sexta-feira (10)

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 10/12/2021 às 8:51
Notícia
REPRODUÇÃO
Mensagem deixada pelos hackers nas páginas do Ministério da Saúde - FOTO: REPRODUÇÃO

O site do Ministério da Saúde foi invadido e saiu do ar na madrugada desta sexta-feira (10). Plataformas como DataSUS, Painel Coronavírus e Conecte SUS também foram atingidas. Ao tentar acessar o portal, os usuários encontram o recado: "Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (Terabyte) de dados está (sic) em nossas mãos".

..

O Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque cibernético, e pede para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, "caso queiram o retorno dos dados".

O desaparecimento dos dados no Conecte SUS comprometer a comprovação do certificado da vacina contra a Covid-19, por exemplo.

Até o momento, não há informações sobre como o ataque foi realizado e a página com o recado continua no ar. O Ministério da Saúde também ainda não se pronunciou.

O DataSUS é um órgão da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, com a responsabilidade de coletar, processar e disseminar informações sobre saúde. Já o Painel Coronavírus traz o mapeamento da doença no País.

Comentários