covid-19

Cientistas japoneses desenvolvem máscara que brilha em contato com o coronavírus

Invenção, que ainda está em fase de testes, usa anticorpos que foram extraídos do ovo do avestruz

Lyllyan Belo
Lyllyan Belo
Publicado em 10/12/2021 às 15:50
Notícia
Divulgação/Universidade da Prefeitura de Kyoto
Vírus fica visível na máscara quando exposto à luz ultravioleta - FOTO: Divulgação/Universidade da Prefeitura de Kyoto

Cientistas japoneses criaram um tipo de máscara que brilha quando entra em contato com o coronavírus. O vírus fica visível na máscara quando exposto à luz ultravioleta.

As máscaras foram desenvolvidas por uma equipe de pesquisadores da Universidade da Prefeitura de Kyoto, no Japão, com objetivo de mostrar a exposição ao vírus com mais rapidez pelos usuários.

A invenção, que ainda está em fase de testes, usa anticorpos que foram extraídos do ovo do avestruz. Segundo os cientistas, o animal é capaz de produzir diferentes tipos de anticorpos e proteínas que neutralizam corpos estranhos que entram em contato com o corpo.

Um estudo realizado em 10 dias com 32 pessoas que estavam com covid-19, mostrou que as máscaras usadas por eles brilhavam quando expostas a luz ultravioleta, principalmente nas regiões do nariz e boca. A experiência ainda revelou que o brilho diminuia com o passar do tempo.

Os pesquisadores seguem com os testes e pretendem conseguir desenvolver máscaras que brilhem automaticamente, sem que a luz ultravioleta seja aplicada. A equipe aguarda a finalização do processo para conseguir aprovação do governo do país, para que as máscaras sejam comercializadas.

Comentários