Dia de Santa Luzia: conheça a história da protetora dos olhos e veja oração

Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a "janela da alma", canal de luz

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 13/12/2021 às 9:06 | Atualizado em 13/12/2021 às 9:08
Notícia
Reprodução
Santa Luzia, padroeira dos olhos - FOTO: Reprodução

No dia 13 de dezembro é celebrado o dia de Santa Luzia. A data é uma homenagem ao dia da morte da protetora dos olhos. O nome de Santa Luzia vem do latim e significa portadora da luz.

..

História da Santa Luzia

Santa Luzia nasceu no fim do século III, no ano de 280, na cidade litorânea de Siracusa, Itália. Seus pais eram nobres e cristãos. O pai, Lucio, faleceu quando Luzia era muito pequena. Sua mãe, Eutíquia, a educou e passou a fé, o conhecimento de Jesus Cristo, o amor ao próximo e a Deus. A formação cristã levou Luzia a fazer um voto de viver a virgindade perpétua.

Porém, com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe queria vê-la casada com um jovem de distinta família, porém, pagão.

A mãe de Luzia era muito doente e sofria de uma forte hemorragia. Luzia, então, teve a ideia de levá-la a Catania, cidade onde está o túmulo de Santa Ágata. O dia da festa da Santa estava próximo e Luzia sentia que se sua mãe colocasse a mão no túmulo, seria curada, e que a cura da grave doença seria a confirmação do “não” para o casamento.

Milagre de Santa Luzia

Muito fraca e doente, mas vendo a convicção da filha, a mãe aceitou. Milagrosamente, foi o que ocorreu. Santa Ágata apareceu para Luzia e lhe disse:

Luzia minha irmã, porque pedes a mim o que você mesma pode conseguir para sua mãe? Tua mãe já foi curada pela tua fé. E assim como a cidade de Catanha foi beatificada por mim, assim também por seu meio, será salva a cidade de Siracusa. Então, Luzia disse à mãe: Pela intercessão de S. Ágata, Jesus te curou.

Nesse momento sua mãe sentiu que as forças lhe voltavam ao corpo e Luzia teve a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e quanto aos sofrimentos pelos quais passaria.

Vida de Santa Luzia

A jovem Luzia, tocada pela graça de Deus disse que queria consagrar sua vida a Deus e fazer voto de castidade e fidelidade a Jesus. Além disso, ela iria entregar seu dote de casamento e seus bens para os pobres. Sua mãe concordou.

Ela vendeu tudo e deu aos pobres, porém, Luzia tinha um pretendente para casamento e logo foi acusada por ele, que não se conformou com a decisão e a denunciou ao Governador Pascásio, acusando-a de ser cristã. Não querendo oferecer sacrifício aos deuses nem quebrar o seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras.

O martírio de Santa Luzia

O imperador Diocleciano tinha emitido um decreto autorizando punição exemplar para os cristãos. Santa Luzia foi julgada e condenada, e como dava total importância a virgindade e ao amor a Jesus Cristo, o governador mandou que a levassem a um prostíbulo, Santa Luzia rezou: quem vive casta e santamente, é templo do Espírito Santo, sem a minha vontade, a virtude nada sofrerá. Assim, nem dez homens juntos conseguiram levantar Santa Luzia do chão.

O governador, furioso, mandou matá-la ali mesmo. Conta-se que antes de sua morte, os carrascos teriam arrancado os seus olhos. Daí vem a devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos.
Santa Luzia morreu no dia 13 de dezembro do ano de 304. Os cristãos de Siracusa a elegeram Padroeira da cidade e construíram um templo em seu nome.

Oração a Santa Luzia

Ó santa Luzia, que não perdestes a fé e a confiança em Deus, mesmo passando pelo grande sofrimento de lhe vazarem e arrancarem os olhos, ajudai-me a não duvidar da proteção divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas principalmente da cegueira espiritual.

Atendei a este meu pedido.(fazer o pedido).

Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha a coragem de tê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, possa contemplar as maravilhas da criação, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Ó minha querida Santa Luzia, eu vos agradeço por terdes ouvido a minha súplica.

Por Jesus Cristo, nosso amigo e irmão, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Santa Luzia, rogai por nós.

 

*Com informações da Canção Nova e Cruz Terra Santa

Comentários