Campanha

TRF-5 nega pedido de medicamento necessário para tratamento de menino com doença rara

Rafinha precisa de ajuda para tratar Atrofia Muscular Espinhal (AME)

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 15/12/2021 às 8:51 | Atualizado em 15/12/2021 às 8:57
Notícia
Reprodução/Arquivo pessoal
Rafinha morava em Caruaru - FOTO: Reprodução/Arquivo pessoal

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), negou nessa terça-feira (14) o pedido do medicamento Zolgensma para tratamento de Atrofia Muscular Espinhal (AME) do pequeno Rafinha. O menino tem um ano e onze meses de idade, mora em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A família dele disse que vai recorrer da decisão e segue na campanha para pagar o tratamento, que é bastante caro.

..

Além disso, o prazo para a criança poder tomar o remédio está acabando. Rafinha completará 2 anos no dia 28 de dezembro, tempo hábil para a eficácia do remédio. Existem só três medicações que tratam a doença no mundo. A família busca a medicação considerada a melhor para impedir o avanço da doença.

"O TRF 5 alegou que o menino já faz uma medicação pelo SUS, mas ela não está impedindo o avanço da doença. Vale ressaltar que Rafinha nunca passou por uma perícia por exemplo para saber se essa medicação está fazendo efeito ou não", conta a mãe do menino, Andreia Melo.

Até os seis meses de idade, Rafinha não apresentava nenhum problema de saúde, mas, depois, seus pais começaram a notar que ele tinha dificuldades para se locomover e respirar. A AME é causada por uma falha genética, provocada pela ausência de um gene, que acarreta na perda da força muscular, provoca dificuldades de respiração e diversos outros sintomas. De acordo com a mãe do menino, Andreia Melo, a criança precisa fazer um tratamento em Recife a cada quatro meses, com uma injeção na região da coluna, mas não é suficiente.

"Não desistiremos e pedimos que mais do que nunca, não desistam do nosso filho. Estamos muito desolados, com uma sensação horrível de impotência. Mas sem esperança nunca. Continuamos recorrendo da decisão e com a Campanha de arrecadação", escreveu a família de Rafinha em um post no perfil do Instagram criado para arrecadar doações.

Como doar

A família de Rafinha pede doações de qualquer valor através do Pix: 02924403405. Mais informações podem ser encontradas no perfil @amerafinhamelo nas redes sociais. O telefone para contato é: (81) 9 9222 5848.

Comentários