irregularidade

Supermercados europeus suspendem importação de carne bovina do Brasil por relação com desmatamento

De acordo com o relatório, as supostas irregularidades estão relacionadas a fornecedores indiretos de gado

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 16/12/2021 às 9:14
Notícia
CNA/Wenderson Araujo/Trilux
Bovinocultura de leite,Vaca, leite - FOTO: CNA/Wenderson Araujo/Trilux

Seis grupos varejistas europeus restringiram as compras de carne bovina do Brasil após novas descobertas que ligam a produção de gado ao desmatamento na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

As organizações afirmaram em uma declaração na quarta-feira (15), que pesquisadores rastrearam a carne bovina brasileira ligada ao desmatamento até as lojas de varejo europeias na forma de charque, carne enlatada e cortes nobres frescos.

..

Alguns varejistas, como o Sainsbury’s U.K., estão suspendendo as compras de carne enlatada de todo o país, enquanto outros, como o Carrefour da Bélgica e o Delhaize, devem retirar uma marca de charque de suas prateleiras chamada Jack Link’s.

De acordo com o relatório, as supostas irregularidades estão relacionadas a fornecedores indiretos de gado para a JBS SA, maior exportadora de carne bovina do mundo, a Marfrig Global Foods SA, a segunda maior, e a Minerva SA, líder em exportações para a América do Sul.

Ano passado, a JBS e a Marfrig anunciaram novos sistemas e ferramentas de rastreamento, incluindo tecnologia blockchain, para tentar melhorar o cumprimento de normas.

A JBS "não aprova nenhum tipo de desrespeito ao meio ambiente, às comunidades indígenas ou à legislação brasileira", disse a empresa em nota.

A Minerva declarou que os fornecedores indiretos citados não estão em sua lista de fornecedores e que as fazendas que vendem gado diretamente à empresa não estão vinculadas ao desmatamento.

Comentários