fóssil

Embrião de dinossauro prestes a nascer é encontrado perfeitamente preservado

Fóssil pertence a um dinossauro terópode sem dentadura que os cientistas chamaram de "bebê Yingliang"

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 22/12/2021 às 7:33
Notícia
Foto: Universidade de Birmingham
Pesquisadores indicam que é um dos melhores embriões de dinossauros já encontrados - FOTO: Foto: Universidade de Birmingham

Nessa terça-feira (21), foi anunciada por cientistas a descoberta de um embrião de dinossauro que se preparava para sair do ovo há 66 milhões de anos. Os cientistas o chamaram de "bebê Yingliang".

O fóssil, que pertence a um dinossauro terópode sem dentadura, ou ovirraptossauro, foi encontrado em Ganzhou, no sul da China.

..

"É um dos melhores embriões de dinossauro já encontrados", disse à AFP a pesquisadora da Universidade de Birmingham Fion Waisum Ma.

..

 Foto: Handout/University of Birmingham/AFP
Fóssil de embrião encontrado - Foto: Handout/University of Birmingham/AFP

O embrião foi encontrado com a cabeça posicionada debaixo do corpo e as costas encurvadas, uma postura similar às das aves modernas, que não tinha sido observada antes em dinossauros.

"Isto indica que tal comportamento nas aves modernas primeiro evoluiu entre os dinossauros, seus ancestrais", disse Ma.

Os ovirraptorossauros eram dinossauros emplumados que viviam onde hoje fica a Ásia e a América do Norte.

O "bebê Yingliang" tem 27 centímetros de comprimento se encontra dentro de um ovo de 17 centímetros. Os pesquisadores acreditam que a criatura tenha entre 66 e 72 milhões de anos.

Ela teria crescido até os dois ou três metros de comprimento se chegasse à idade adulta e provavelmente teria se alimentado de plantas.

"Este embrião de dinossauro dentro deste ovo é um dos mais belos fósseis que já vi", disse o professor Steve Brusatte, da Universidade de Edimburgo e membro da equipe de pesquisas, em um comunicado.

Comentários