Saúde

Vacina de gripe protege contra H3N2? Onde receber o imunizante? Quem pode se vacinar? Entenda

Casos da doença crescem no país neste fim de ano

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 24/12/2021 às 10:21 | Atualizado em 24/12/2021 às 10:27
Notícia
Foto: Divulgação/SES/Miva Filho
Cepa é a responsável por surto de gripe que atinge vários estados - FOTO: Foto: Divulgação/SES/Miva Filho

Os casos de gripe estão crescendo no país neste final de ano. Muitos deles são da nova cepa de vírus da Influenza, a gripe H3N2 (Influenza A). Essa Influenza provocou mortes em vários estados e, devido ao surto, muitas pessoas estão procurando a vacina para se proteger e algumas dúvidas estão surgindo na população.

..

Vacina contra gripe funciona contra o H3N2?

A nova cepa H3N2 ainda não foi incluída na composição das vacinas que estão sendo aplicadas atualmente. Portanto, a vacina de gripe ainda não protege contra o H3N2, mas os especialistas recomendam se vacinar mesmo assim porque o imunizante protege o indivíduo das outras cepas.

Além disso, agora não é necessário aguardar 15 dias de intervalo entre a vacina da covid-19 e a da gripe.

Coronavírus ou gripe H3N2? Saiba as semelhanças e as diferenças entre sintomas das doenças

Pode tomar vacina contra gripe se estiver gripado?

De acordo com os médicos, se a pessoa apresentar sintomas como febre alta, desarranjos intestinais intensos e dores musculares, o ideal é esperar alguns dias para tomar a vacina.

Onde tomar a vacina contra gripe?

A vacina contra gripe é disponibilizada em unidades básicas de saúde. Porém, de acordo com a Secretaria de Saúde de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, o imunizante não está disponível sempre, apenas durante a campanha. A vacina deve ser aplicada inicialmente em grupos prioritários, como idosos, gestantes, crianças acima de seis meses.

Após 90% do grupo de risco receber a vacina, as doses restantes são liberadas para os demais públicos. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, as doses da vacina contra gripe em Caruaru foram redistribuídas nos postos de saúde e quem ainda não tomou deve procurar a unidade de saúde básica mais próxima da sua casa para ver se há disponibilidade da dose.

Comentários