Longevidade

Morre a ‘pessoa mais velha’ do mundo aos 135 anos

Almihan Seyiti viu mais de seis gerações de sua família se desenvolverem

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 25/12/2021 às 15:22 | Atualizado em 25/12/2021 às 15:24
Notícia
AsiaWire
Almihan Seyiti tinha 135 anos e nasceu durante a dinastia Qing - FOTO: AsiaWire

Almihan Seyiti pode dizer que viu muito desse mundo. A senhora morreu aos 135 anos no dia 16 de dezembro. Sendo declarada pela Associação Chinesa de Gerontologia e Geriatria como a pessoa mais velha desde 2013.

A mulher que nasceu durante a dinastia Qing, morreu pacificamente, cercada dos familiares. De acordo com o NY Post, ela estava bem antes de morrer, ouvia música de manhã até a hora de dormir.

Sua vila era chamada de “cidade da longevidade” por algumas pessoas, pois a comunidade possuía dezenas de idosos com mais de 90 anos. De acordo com os especialistas, por conta da melhoria dos serviços de saúde.

Ela se casou em 1903 e adotou um casal com ele, que morreu em 1976. Mas ela pode ver seis gerações de sua família se desenvolverem. Foram 43 netos e bisnetos.

Recorde

Pela dificuldade na época em que Almiha nasceu, sua carteira de identidade emitida pelo governo mostra que ela nasceu no fim do século 19, por isso alguns são céticos em relação à idade.

Pesquisadores, incluindo representantes do Guinness World Records, não foram capazes de verificar de forma independente a idade de Seyiti, mas, se verdadeira, ela seria de fato a pessoa mais velha do mundo.

Oficialmente Jeanne Calment que possui o título de pessoa mais velha, pois morreu com 122 anos, mas também teve a idade questionada, por ser possível que ela tenha usado a carteira de identidade de sua mãe, adicionando mais 23 anos à sua idade.

Apesar de todas as dúvidas, o condado de Shule deu uma festa de aniversário para Seyiti no em 2020 para comemorar o seu 135º aniversário, em que ela usou uma coroa de papel.

Veja vídeo da celebração: 

Comentários