vírus

Flurona: saiba quais os sintomas da infecção dupla pelo vírus da gripe e da Covid

Os efeitos das duas doenças são semelhantes, com casos assintomáticos à insuficiência respiratória

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 04/01/2022 às 10:23
Notícia
Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru
Vacinação contra a Covid-19 em Caruaru - FOTO: Janaína Pepeu/Prefeitura de Caruaru

A pandemia de Covid-19 e o novo surto de H3N2, um subtipo do vírus Influenza A, tem gerado preocupação as autoridades de saúde. Devido aos sintomas semelhantes, a identificação dos casos das doenças respiratórias se torna difícil. A nova combinação dos vírus está sendo chamada de “Flurona”.

De acordo com a Agência Brasil, os casos foram detectados pela primeira vez nos Estados Unidos. A infectologista Ana Helena Germoglio explicou que os efeitos das duas doenças são semelhantes, com casos assintomáticos à insuficiência respiratória.

..

“As pessoas devem fazer a testagem ao sentir febre, dor no corpo e coriza. O tratamento deve ser feito após os testes. Não é possível fazer o diagnóstico baseado apenas nos sintomas relatados, alerta Germoglio.

A médica orienta que a forma de prevenção é a mesma para as duas doenças, com vacinas, uso de máscaras e evitar compartilhar copos e talheres. A infectologista alerta ainda que os sintomas de influenza/gripe são mais intensos nas primeiras 48/72 horas, já na Covid, os sintomas ficam mais intensos após o quinto dia de infecção.

Saiba a diferença dos sintomas da gripe e da infecção pelo novo coronavírus:

Sintomas da gripe

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os sintomas clássicos da gripe sazonal são febre súbita, tosse, dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza.

No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos.

Sintomas da Covid-19

No início da pandemia, a OMS divulgou que os infectados apresentavam sintomas como febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato.

Com a variante delta, os sintomas sofreram mudanças e passaram a ser febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.

Já as infecções pela variante Ômicron, apresentavam sintomas como dores pelo corpo, dor de cabeça, dor de garganta e, sobretudo, um cansaço extremo.

Comentários