Risco

Prefeitura de Pará de Minas emite alerta máximo sobre risco de rompimento de barragem

Órgão pediu que moradores próximos à barragem da Usina do Carioca saiam "imediatamente de casa"

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 10/01/2022 às 8:34
Notícia
Reprodução
Dique de barragem em Nova Lima, em Minas Gerais, transbordou - FOTO: Reprodução
Leitura:

Os efeitos das chuvas fortes no estado de Minas Gerais vêm causando estragos na região. Na noite desse domingo (9), a prefeitura de Pará de Minas emitiu um alerta máximo aos moradores sobre o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca.

Segundo o comunicado com recomendações da prefeitura e da Defesa Civil, moradores de Pará de Minas, Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará devem sair imediatamente de suas casas por conta de "alto risco".

..

A prefeitura da cidade compartilhou ainda um vídeo de um bombeiro alertando a moradores para que deixem suas casas.

Segundo ele, a altura do rio São João pode subir mais de 60m. Desesperado, ele orienta que as pessoas "sumam" do local, para que preservem suas vidas.

"A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui", diz o militar.

A prefeitura de Pará de Minas informou que disponibilizou um posto de saúde ao lado do salão da igreja da cidade para receber pessoas que não tenham para onde ir.

Comentários


Mais Lidas