MINAS

Dique de mineradora transborda e interdita rodovia em Minas Gerais; veja o momento

A lama provocou a interdição da BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 12/01/2022 às 9:55 | Atualizado em 12/01/2022 às 10:35
Notícia
Reprodução
Dique de barragem em Nova Lima, em Minas Gerais, transbordou - FOTO: Reprodução

No último sábado (08), o transbordamento do Dique Lisa, da Mina Pau Branco, pertencente à mineradora Vallourec, invadiu a BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, e atingiu veículos que passavam pela rodovia. O acidente aconteceu em Nova Lima, Região Metropolitana de BH.

..

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o transbordamento aconteceu por causa do excesso de chuva e informaram que não houve rompimento de barragem. A Vallourec e a Prefeitura de Nova Lima disseram o mesmo.

Segundo a Vallourec, em função das precipitações, houve carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o dique. As sirenes foram acionadas às 10h31. Uma pessoa ficou ferida.
Após o transbordamento, a Justiça determinou a suspensão dos trabalhos na Mina e exigiu que a empresa garanta a estabilidade do empreendimento.

Multa

O governo de Minas Gerais multou a Vallourec em R$ 288,6 milhões pelos danos ambientais causados pelo transbordamento.

Entre os impactos visíveis e imediatos, estão a degradação da paisagem, fragmentação de habitats e poluição de corpos hídricos, além da potencial mortandade de peixes.

O que diz a Vallourec

"A Vallourec confirma o recebimento do auto de infração no dia 10 de janeiro de 2022 e está analisando o teor do documento pelas áreas técnicas", diz a nota.

Veja o vídeo

Comentários