perigo

Homem morre após ser atingido por raio dentro de casa

Após a queda do raio, os bombeiros foram chamados para socorrer o homem

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 12/01/2022 às 12:00 | Atualizado em 12/01/2022 às 12:06
Notícia
Foto: PATRICK PLEUL / AFP
A Organização Meteorológica Mundial anunciou nesta quinta-feira (25) que um relâmpago que cruzou uma distância de mais de 700 km nos céus do Brasil em 31 de outubro de 2018 bateu o recorde de maior extensão já registrada por um raio - FOTO: Foto: PATRICK PLEUL / AFP

Um homem morreu depois de ser atingido por um raio dentro de casa, na área rural de Castro, cidade da região dos Campos Gerais do Paraná. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 15h de segunda-feira (11), na comunidade de Guararema.

..

Após a queda do raio, a vítima foi atingida pela descarga elétrica e os bombeiros foram acionados para socorrer o homem. Quando chegaram ao local, constataram que o morador já estava morto. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ponta Grossa, também nos Campos Gerais.

Saiba como se proteger de raios

•Evite sair à rua em caso de tempestade.

•Se já estiver fora quando começar o temporal, procure abrigo, de preferência em áreas cobertas e protegidas, como casas e prédios, ou abrigos subterrâneos, como metrôs e túneis.

•Evite "locais extremamente perigosos durante uma tempestade", tais como: topos de morros ou cordilheiras, topos de prédios, áreas abertas, campos de futebol ou de golfe, estacionamentos abertos e quadras de tênis abertas.

•Tente não ficar perto de cercas de arame, varais metálicos, trilhos e árvores isoladas e estruturas altas como torres, linhas telefônicas e linhas de energia elétrica.

•Se estiver jogando futebol, deixe o campo e vá para um local coberto.

•Evite segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe, empinar pipas e aeromodelos com fio.

Informações da Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat)

Comentários