fenômenos

Som da erupção do vulcão de Tonga dá volta ao mundo e chega no Brasil

O vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai entrou em erupção no último sábado (15)

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 18/01/2022 às 17:51
Notícia
NATIONAL INSTITUTE OF INFORMATION AND COMMUNICATIONS (JAPAN) / AFP
Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino - FOTO: NATIONAL INSTITUTE OF INFORMATION AND COMMUNICATIONS (JAPAN) / AFP

No último sábado (15), entrou em erupção o vulcão Hunga-Tonga Hunga-Ha’apai, na nação polinésia de Tonga. O fenômeno de escala global deixou rastros de destruição. De acordo com a MetSul, a explosão foi violenta e as cinzas chegaram a 30 km de altura, alcançando a estratosfera do planeta. 

..

De acordo com o Olhar Digital, a mesma explosão gerou uma enorme onda de choque e o som deu a volta ao mundo, chegando até o Brasil. Imagens de satélite mostram o momento da explosão.

 

O diretor técnico do Serviço Brasileiro de Observação de Meteoros, Marcelo Zurita, disse que a onda de choque, basicamente, é o som da explosão do vulcão. “Provavelmente, em uma frequência inaudível para a gente, mas é a propagação dessa explosão pela atmosfera”, afirmou ao Olhar Digital.

Outras imagens mostram erupção

Através de imagens de satélite é possível ver a onda de choque se espalhando. É possível ver a enorme coluna de cinzas eclodindo no meio do Pacífico e se expandindo ao alcançar altitudes mais elevadas enquanto uma onda de choque se espalha radialmente a partir do centro da erupção.

Moradores de Fiji, a 800 km do vulcão, gravaram vídeos dos ruídos provocados pela erupção.

 

Comentários