diversidade

Qual diferença de trans para travesti? Saiba como Linn da Quebrada, do 'BBB 22', se identifica

A multiartista brasileira levantou o debate sobre os termos

Gabriela Luna
Gabriela Luna
Publicado em 20/01/2022 às 9:49 | Atualizado em 21/02/2022 às 16:30
Notícia
Foto: MC Linn da Quebrada / Elo Company/Divulgação
O festival tinha como intuito promover a acessibilidade do público transgênero - FOTO: Foto: MC Linn da Quebrada / Elo Company/Divulgação

Após cumprir a quarentena por ter sido diagnosticada com covid-19, Linn da Quebrada participará do “BBB 22” e já levanta um debate importante para a sociedade. A partir desta quinta-feira (20), o público poderá conhecer um pouco mais da atriz e cantora que foi declarada por veículos como UOL e Gshow como a “segunda mulher trans da história do BBB”.

Entretanto, observando o histórico de declarações da artista, Linn se identifica como travesti, e não como mulher trans. Mas o que isso significa?

>> Veja mais: saiba a diferença entre o cachê dos participantes da Pipoca e Camarote

Qual é a diferença entre trans e travesti?

Para entender o significado desses termos é preciso compreender a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual.

Segundo a sexóloga e psicóloga especializada em sexualidade humana, Priscila Junqueira, “a orientação sexual irá fazer com que a pessoa busque relacionamentos afetivos-sexuais com pessoas do mesmo sexo (homossexual), sexo oposto (héterossexual) e ambos (bissexual). Já a identidade de gênero diz respeito a como a pessoa se sente, se do gênero feminino ou masculino.”

Segundo a definição aceita pela comunidade LGBTQIA+, mulher trans é uma identidade feminina que está dentro do espectro binário de gênero (a dicotomia homem-mulher). Pessoas trans são aquelas que não se identificam com o gênero imposto ao nascer.

..

"É preciso entender que pessoas trans também têm suas orientações sexuais, ou seja, uma mulher trans, pode ser heterossexual, bissexual, lésbica ou pansexual.", explica a coordenadora geral da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Ceará Yara Canta.

travesti é um termo que escapa ao espectro binário de gênero. Constitui uma identidade de gênero própria, que está no espectro das feminilidades e é entendido como parte da cultura local.

A pessoa que se declara travesti não necessariamente se identifica como mulher, mesmo que, na aparência, mostre feminilidade . Ao olhar vídeos de Linn da Quebrada nas redes sociais, fica claro sua identificação como travesti.

A palavra travesti é anterior ao termo mulher trans e só existe nos países da América Latina. A palavra foi estigmatizada, associada à marginalidade e à prostituição. Por isso, a adoção da identidade travesti é também uma decisão política.

Quem é Linn da Quebrada?

Linn da Quebrada, nome artístico de Lina Pereira dos Santos, é uma multiartista brasileira que irá ingressar no BBB 22. Além de atriz, Linn também é cantora. Parte de sua história foi contada no documentário "Bixa travesty".

Em março de 2021, ela reforçou que sua identidade de gênero. “Me sinto livre para não ser nem homem nem mulher. Se aos 30 anos eu venho me perguntando quem sou eu, agora não tenho dúvida: eu sou travesti.”, disse Linn.

Transgêneros no ‘BBB’

Com o anúncio de Linn da Quebrada no Big Brother Brasil 22, ela se torna a primeira travesti a participar do programa.

Em 2011, Ariadna, que é mulher trans, participou do reality. Entretanto, sua transgeneridade só foi revelada em seu anúncio de despedida da casa. Ela foi a primeira eliminada do BBB daquele ano.

17025707

Comentários