animais

'Cacho' de cobra-verde é flagrado em pé de mexerica; fenômeno é considerado inédito

Este é considerado o primeiro evento com cobras desta espécie no Brasil

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 25/01/2022 às 9:24
Notícia
Telmo L.L Santos
O 'cacho' de cobras foi registrado no ano passado - FOTO: Telmo L.L Santos
Leitura:

Uma imagem compartilhada no Facebook chamou a atenção dos internautas: um 'cacho' de cobra-verde penduradas em um galho de um pé de mexerica. O registro foi compartilhado por Telmo Santos na rede social e, de acordo com os especialistas, é considerado um fenômeno inédito.

..

A imagem foi feita por Telmo em 2021, no município de Antônio Patrula, no Rio Grande do Sul. O homem descobriu, por meio da revista Herpetological Review, que o 'cacho' se trata de um fenômeno reprodutivo. 

O que os especialistas dizem?

De acordo com as autoras da nota científica, Silara Batista e Karina Bancia, o caso mais comum é com a cobra-liga-comum. A espécie pode ser encontrada no continente da América do Norte e costuma hibernar no inverno.

No caso da cobra-verde, esse pode ser considerado o primeiro caso que se tem registro no Brasil. A nota publicada explica sobre o que se trata o fenômeno e qual a importância para a cadeia do animal.

“As fêmeas secretam pela pele hormônios sexuais chamados feromônios. Por meio do olfato, os machos são atraídos até a fêmea, conseguindo, inclusive, seguir as trilhas de feromônios que as fêmeas vão deixando por onde passam. Eventualmente muitos machos são atraídos ao mesmo tempo por uma fêmea só, o que faz com que eles se agreguem em volta dela, tentando copular”, detalha.

Comentários


Mais Lidas