Uma imagem compartilhada no Facebook chamou a atenção dos internautas: um 'cacho' de cobra-verde penduradas em um galho de um pé de mexerica. O registro foi compartilhado por Telmo Santos na rede social e, de acordo com os especialistas, é considerado um fenômeno inédito.
..
- Cantora é mordida por cobra em gravação de clipe; confira vídeo
- Cobra de 2 metros encontrada em praça é resgatada por bombeiros no Agreste de Pernambuco; veja vídeo
- Cobra gigante escala árvore e assusta internautas; veja vídeo
- Cobra sobe em poste e provoca queda de energia elétrica no Sertão; veja imagem
A imagem foi feita por Telmo em 2021, no município de Antônio Patrula, no Rio Grande do Sul. O homem descobriu, por meio da revista Herpetological Review, que o 'cacho' se trata de um fenômeno reprodutivo.
O que os especialistas dizem?
De acordo com as autoras da nota científica, Silara Batista e Karina Bancia, o caso mais comum é com a cobra-liga-comum. A espécie pode ser encontrada no continente da América do Norte e costuma hibernar no inverno.
No caso da cobra-verde, esse pode ser considerado o primeiro caso que se tem registro no Brasil. A nota publicada explica sobre o que se trata o fenômeno e qual a importância para a cadeia do animal.
“As fêmeas secretam pela pele hormônios sexuais chamados feromônios. Por meio do olfato, os machos são atraídos até a fêmea, conseguindo, inclusive, seguir as trilhas de feromônios que as fêmeas vão deixando por onde passam. Eventualmente muitos machos são atraídos ao mesmo tempo por uma fêmea só, o que faz com que eles se agreguem em volta dela, tentando copular”, detalha.
Comentários