Moradores da cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste, registraram chuva de granizo no município na última terça-feira (25). Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram que, além da chuva, fortes ventos também foram registrados.
> Moradores de Flores, no Sertão, registram chuvas com granizo e fortes ventos; veja o vídeo
..
O mesmo fenômeno foi registrada em outras cidades de Pernambuco, como Pesqueira, que também fica no Agreste, e Flores, no Sertão.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), a previsão é de chuva para o Agreste nos próximos dias. Veja o vídeo da chuva em Brejo da Madre de Deus:
Por que está chovendo granizo em Pernambuco?
De acordo com a Apac, a precipitação de granizo ocorre por causa da presença de uma nuvem chamada cumulonimbus, que é mais alta e tem grande desenvolvimento vertical. Na parte superior, essa nuvem tem um topo de gelo. Por isso, existe a probabilidade maior de ocorrer chuva de granizo.
O meteorologista da Apac, Fabiano Prestrêlo, explicou por que tem chovido granizo em Pernambuco nos últimos dias. "No Agreste e no Sertão ocorreu, nos últimos dias, a formação dessa nuvem (cumulonimbus). Essa situação é favorável à ocorrência de granizo", explicou.
O especialista explicou ainda que esse tipo de fenômeno não tem ocorrido no litoral porque, devido ao calor, a tendência é de que as nuvens sejam mais baixas. Por isso, há menos chances de precipitação de granizo.
Comentários