Economia

Como calcular a rescisão mais o FGTS? Entenda como fazer

Confira como fazer o cálculo do acerto demissional

Bruna Padilha
Bruna Padilha
Publicado em 26/01/2022 às 15:48
Notícia
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Veja quem pode sacar o FGTS Calamidade - FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O cálculo do valor da rescisão do contrato de trabalho com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não é tão simples pois há variações de fatores que afetam a quantia final que será recebida.

..

A variação do cálculo acontece de acordo com o contrato de trabalho, já que em cada caso há diferentes leis e regras correspondentes. Mas boa parte desses contratos tem como base as normas da CLT.

A quebra do vínculo empregatício pode acontecer por ambas as partes. Por isso é necessário que se cumpra alguns procedimentos determinados por lei, porém há alguns pontos, que devem ser consideradas ao cálculo final, como:

  • Férias proporcionais;
  • Saldo de salário;
  • Seguro-desemprego;
  • Aviso prévio e
  • Multa FGTS.

Como calcular a rescisão com FGTS?

Considerando os pontos considerados no cálculo básico final, é preciso somar todos os saldos que o trabalhador tem de direito. Destacando-se que em cada caso é diferente e se pode incluir outros valores.

Para saber quais os extras que podem ser incluídos, é preciso ler o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT), antes de assinar. O valor bruto ainda pode ter descontos como do INSS, Fundo de Garantia, IRPF e adiantamentos da empresa, que vão diminuir o total final.

Comentários