Pandemia

Novo tipo de coronavírus é identificado por cientistas de Wuhan em morcegos

Vírus tem potencial de propagação entre humanos

Bruna Padilha
Publicado em 27/01/2022 às 18:57
Reprodução: Internet
A descoberta do novo tipo de coronavírus, foi feita por cientistas da Universidade de Wuhan - FOTO: Reprodução: Internet

Pesquisadores da Universidade de Wuhan, na China, informaram que foi detectado o coronavírus NeoCoV em morcegos na África do Sul, no Portal bioRxiv. Esse vírus pode se propagar entre os humanos, de acordo com as estimativas.

O NeoCoV é como um “parente” próximo do coronavírus que provoca a síndrome respiratória do Oriente Médio, o MERS-CoV. Ele tem princípios de penetração celular semelhante e de mutação como o do SARS-CoV-2 e tem potencial perigoso para humanos.

“Neste estudo detectamos inesperadamente que o NeoCoV e seu parente próximo PDF-2180-CoV podem usar eficazmente alguns tipos da enzima conversora de angiotensina 2 [ACE2, receptor através do qual alguns coronavírus entram no corpo] de morcegos”, informaram os pesquisadores.

O vírus que provocou a pandemia de Covid-19 usa ACE2 para entrar no corpo. Por isso o comportamento desse vírus precisa ser monitorado com cuidado e ainda precisa ser mais estudado.