Economia

Banco Central diz que site que mostra se cidadãos tem valores a receber só voltará a funcionar em fevereiro

Cidadãos poderão consultar se têm algum dinheiro "esquecido" nos bancos

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 28/01/2022 às 7:06
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
Sede do Banco Central, em Brasília - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil
Leitura:

O Banco Central anunciou nessa quinta-feira (26) que a plataforma de consulta a valores "esquecidos" nos bancos voltará a funcionar só a partir do dia 14 de fevereiro. O sistema foi liberado na última segunda-feira (24), mas ficou fora do ar devido ao grande número de acessos.

..

"O BC informa que, a partir de 14/02/2022 , o cidadão poderá consultar se tem algum valor a receber. Em caso positivo, será imediatamente informado sobre a data em que poderá solicitar a transferência dos recursos para sua conta. Essas solicitações de transferências poderão ser agendadas a partir de 07/03/2022 , na data informada pelo sistema", explicou o BC através de nota.

De acordo com o Banco Central, os recursos continuarão guardados pelas instituições financeiras à espera dos cidadãos.

Na última quarta (26), o BC informou que decidiu suspender o acesso para poder estabilizar a plataforma. O sistema está sendo trabalhado para que normalize.

Banco Central suspende temporariamente acesso à plataforma que mostra se cidadãos tem valores a receber

Segundo o G1, os valores que estarão disponíveis vêm de contas-correntes ou poupança encerradas com saldo, tarifas e parcelas ou obrigações ligadas a operações de crédito cobradas de modo indevido, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito, além de recursos não procurados vindos de grupos de consórcio encerrados.

Site do Banco Central volta a funcionar; veja como conferir se você tem valores a receber

Quando o sistema for liberado novamente, os cidadãos poderão consultar se há valores através do site do Banco Central do Brasil. Após acessar a página, deve-se procurar a seção "Minha Vida Financeira" e depois clicar em "Valores a Receber".

Comentários


Mais Lidas