saúde

Variante do HVI considerada mais transmissível e agressiva é detectada na Holanda

A variante tem uma carga viral que pode ser 5,5 vezes maior

Eduarda Cabral
Eduarda Cabral
Publicado em 04/02/2022 às 11:02
Notícia
Reprodução/Internet
. - FOTO: Reprodução/Internet

Um artigo publicado na revista científica "Science" aponta para a descoberta de uma nova variante do vírus do HIV, descrita como "altamente virulenta". A publicação foi feita na última quinta-feira (3) e indica que a "variante VB" foi detectada na Holanda.

..

De acordo com a pesquisa, essa variante demonstrou ser capaz de levar a uma maior carga viral no sangue em comparação com outros tipos do vírus. Além disso, ela é mais transmissível e de diminui mais rapidamente as células de defesa T-CD4 do corpo.

A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade de Oxford (Inglaterra). Os pesquisadores estimam que essa variante surgiu entre o final dos anos 1980 e a década de 1990, se espalhou nos anos 2000 e passou a perder força a partir de 2010.

No entanto, esta é a primeira vez que a variante é descrita e mapeada em indivíduos. Ela foi detectada em 109 pessoas analisadas na pesquisa na Holanda.

 

Carga viral

No momento do diagnóstico, antes do tratamento, pessoas com a variante VB apresentaram uma carga viral 3,5 a 5,5 vezes maior do que aquelas com outros tipos de HIV; a taxa de declínio das células CD4 foi duas vezes mais veloz, colocando-as sob risco de desenvolver a Aids muito mais rápido.

*Com informações do G1

 

Comentários