Economia

Banco Central anuncia novo site para cidadãos consultarem dinheiro "esquecido" em bancos

Nova página foi anunciada após grande número de acessos

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 08/02/2022 às 7:14 | Atualizado em 08/02/2022 às 7:16
Notícia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Veja mais informações sobre o Auxílio Mãe Solteira - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Banco Central (BC) anunciou, nessa segunda-feira (7), um novo site para os clientes realizarem consultas dos valores "esquecidos" em bancos. A nova plataforma foi anunciada após o grande número de acessos deixar a página fora do ar.

..

"Para ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR), o BC criou um site exclusivamente dedicado a ele: valoresareceber.bcb.gov.br", disse o órgão.

O Sistema Valores a Receber foi suspenso temporariamente, devido ao volume de acessos, e as consultas só poderão ser retomadas a partir do dia 14 de fevereiro. Todos os procedimentos devem ser feitos no novo site.

Sobre o novo site

A nova plataforma possibilita que o cidadão confira se há dinheiro em contas "esquecidas", como contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas de modo indevido em operações de crédito.

A consulta também vai permitir que a pessoa saiba se tem dinheiro a receber e quando poderá saber os valores. O órgão explicou também que é preciso que a pessoa volte ao site na data informada.

Caso não volte, terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para solicitar o resgate.

"Ele poderá voltar a valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", informa o Banco Central.

Banco Central anuncia vazamento de dados cadastrais de 2,1 mil chaves PIX

Como consultar os valores no novo site do Banco Central

Acesse o site do Sistema Valores a Receber. Será preciso ter um login Gov.br nível prata ou ouro.

Quem não tiver, pode fazer o cadastro gratuito no site ou através do aplicativo Gov.br.

O Banco Central alertou que o órgão só entra em contato com o cidadão para transferir os valores depois que é realizado a consulta na plataforma e se o pedido de resgate do dinheiro não for através do Pix.

Comentários