Economia

Banco Central anuncia novo site para cidadãos consultarem dinheiro "esquecido" em bancos

Nova página foi anunciada após grande número de acessos

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 08/02/2022 às 7:14
Notícia
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
BC anuncia novo site para consulta de dinheiro 'esquecido' em bancos - FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Leitura:

O Banco Central (BC) anunciou, nessa segunda-feira (7), um novo site para os clientes realizarem consultas dos valores "esquecidos" em bancos. A nova plataforma foi anunciada após o grande número de acessos deixar a página fora do ar.

..

"Para ampliar a capacidade de atendimento do Sistema Valores a Receber (SVR), o BC criou um site exclusivamente dedicado a ele: valoresareceber.bcb.gov.br", disse o órgão.

O Sistema Valores a Receber foi suspenso temporariamente, devido ao volume de acessos, e as consultas só poderão ser retomadas a partir do dia 14 de fevereiro. Todos os procedimentos devem ser feitos no novo site.

Sobre o novo site

A nova plataforma possibilita que o cidadão confira se há dinheiro em contas "esquecidas", como contas encerradas com saldo disponível ou devido a tarifas cobradas de modo indevido em operações de crédito.

A consulta também vai permitir que a pessoa saiba se tem dinheiro a receber e quando poderá saber os valores. O órgão explicou também que é preciso que a pessoa volte ao site na data informada.

Caso não volte, terá que fazer uma nova consulta para receber uma nova data para solicitar o resgate.

"Ele poderá voltar a valoresareceber.bcb.gov.br a qualquer momento e receber uma nova data de agendamento. O cidadão nunca perde o direito sobre os valores em seu nome. As instituições financeiras guardarão esses recursos pelo tempo que for necessário, esperando até que o cidadão solicite a devolução", informa o Banco Central.

Banco Central anuncia vazamento de dados cadastrais de 2,1 mil chaves PIX

Como consultar os valores no novo site do Banco Central

Acesse o site do Sistema Valores a Receber. Será preciso ter um login Gov.br nível prata ou ouro.

Quem não tiver, pode fazer o cadastro gratuito no site ou através do aplicativo Gov.br.

O Banco Central alertou que o órgão só entra em contato com o cidadão para transferir os valores depois que é realizado a consulta na plataforma e se o pedido de resgate do dinheiro não for através do Pix.

Comentários


Mais Lidas