Economia

Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes? Saiba como se preparar

Confira algumas dicas para se organizar

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 09/02/2022 às 9:29
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Leitura:

A declaração do Imposto de Renda deve começar em março, mas é possível antecipar algumas etapas para poder aumentar as chances de receber a restituição já nos primeiros lotes.

..

O primeiro lote é voltado aos idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves.

Se houver alguma correção nas informações, a declaração retificadora ficará com a data de entrega da correção e, por isso, o prazo para receber a restituição é ainda maior.

Entre as informações que deverão ser declaradas, estão salários, bicos, ganho de capital na venda de bens, além de declaração de aluguéis, pensões e patrimônios.

Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes

Uma dica é já se organizar e se preparar para não precisar realizar retificação dos dados. Você pode juntar documentos ligados à compra e venda de ações, pagamento de imposto sobre ganho de ações e sobre venda de imóveis.

De acordo com o Olhar Digital, também recomenda-se juntar em um arquivo a data de aquisição, inscrição municipal, área e registros de inscrição na prefeitura e o cartório.

Reúna os números de registro de veículos, comprovantes de recibos de saúde, plano de saúde e educação. Separe também os comprovantes dos dependentes.

Se você tiver conta em banco e precisar declarar investimentos, pode solicitar ao gerente o envio de informações da conta e da instituição financeira.

*Com informações do portal Olhar Digital

Comentários


Mais Lidas