Economia

Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes? Saiba como se preparar

Confira algumas dicas para se organizar

Marilia Pessoa Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 09/02/2022 às 9:29
Notícia
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes - FOTO: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A declaração do Imposto de Renda deve começar em março, mas é possível antecipar algumas etapas para poder aumentar as chances de receber a restituição já nos primeiros lotes.

..

O primeiro lote é voltado aos idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves.

Se houver alguma correção nas informações, a declaração retificadora ficará com a data de entrega da correção e, por isso, o prazo para receber a restituição é ainda maior.

Entre as informações que deverão ser declaradas, estão salários, bicos, ganho de capital na venda de bens, além de declaração de aluguéis, pensões e patrimônios.

Como conseguir restituição do Imposto de Renda nos primeiros lotes

Uma dica é já se organizar e se preparar para não precisar realizar retificação dos dados. Você pode juntar documentos ligados à compra e venda de ações, pagamento de imposto sobre ganho de ações e sobre venda de imóveis.

De acordo com o Olhar Digital, também recomenda-se juntar em um arquivo a data de aquisição, inscrição municipal, área e registros de inscrição na prefeitura e o cartório.

Reúna os números de registro de veículos, comprovantes de recibos de saúde, plano de saúde e educação. Separe também os comprovantes dos dependentes.

Se você tiver conta em banco e precisar declarar investimentos, pode solicitar ao gerente o envio de informações da conta e da instituição financeira.

*Com informações do portal Olhar Digital

Comentários