astronomia

Cientistas acreditam ter encontrado planeta que pode abrigar vida

No astro orbita estrela anã branca e pode ter água em estado líquido

Gabriela Luna
Publicado em 14/02/2022 às 8:58
Foto: MARK A. GARLICK via BBC
Impressão artística de um planeta orbitando uma estrela anã branca. - FOTO: Foto: MARK A. GARLICK via BBC

Cientistas afirmam ter encontrado um planeta que poderia ter condições para suportar vida nas proximidades de um sol moribundo. Se os estudos forem confirmados, esta seria a primeira vez que um planeta com potencial para vida foi encontrado orbitando uma estrela desse tipo, chamada de "anã branca".

O planeta foi detectado na "zona habitável" da estrela, onde não é nem muito frio nem muito quente, ideal para que haja vida.

..

O professor Jay Farihi, da University College London, que liderou o estudo publicado pela Royal Astronomical Society, disse que a observação é inédita.

"Esta é a primeira vez que algo foi visto na zona habitável de uma anã branca. E, portanto, existe a possibilidade de vida em outro mundo nessa órbita", disse ele à BBC News.

Acredita-se que o possível planeta, que está a 117 anos-luz da Terra, esteja 60 vezes mais próximo da sua estrela do que nosso planeta está do Sol.

A equipe de pesquisa não tem evidências diretas da existência do planeta — mas os movimentos de 65 estruturas do tamanho da Lua orbitando a zona habitável da anã branca sugerem que ele existe e está lá.

Os resultados vão servir de estímulo para os astrônomos procurarem ativamente por evidências diretas de planetas em torno de anãs brancas.