astronomia

Cientistas acreditam ter encontrado planeta que pode abrigar vida

No astro orbita estrela anã branca e pode ter água em estado líquido

Gabriela Luna
Publicado em 14/02/2022 às 8:58
Foto: MARK A. GARLICK via BBC
Impressão artística de um planeta orbitando uma estrela anã branca. - FOTO: Foto: MARK A. GARLICK via BBC
Leitura:

Cientistas afirmam ter encontrado um planeta que poderia ter condições para suportar vida nas proximidades de um sol moribundo. Se os estudos forem confirmados, esta seria a primeira vez que um planeta com potencial para vida foi encontrado orbitando uma estrela desse tipo, chamada de "anã branca".

O planeta foi detectado na "zona habitável" da estrela, onde não é nem muito frio nem muito quente, ideal para que haja vida.

..

O professor Jay Farihi, da University College London, que liderou o estudo publicado pela Royal Astronomical Society, disse que a observação é inédita.

"Esta é a primeira vez que algo foi visto na zona habitável de uma anã branca. E, portanto, existe a possibilidade de vida em outro mundo nessa órbita", disse ele à BBC News.

Acredita-se que o possível planeta, que está a 117 anos-luz da Terra, esteja 60 vezes mais próximo da sua estrela do que nosso planeta está do Sol.

A equipe de pesquisa não tem evidências diretas da existência do planeta — mas os movimentos de 65 estruturas do tamanho da Lua orbitando a zona habitável da anã branca sugerem que ele existe e está lá.

Os resultados vão servir de estímulo para os astrônomos procurarem ativamente por evidências diretas de planetas em torno de anãs brancas.