Educação

SISU 2022: Inscrições abrem nesta terça; saiba quais universidades adotam bônus no Enem em Pernambuco

Sistema utiliza nota do Enem para ingressar em faculdades

Marília Pessoa
Marília Pessoa
Publicado em 15/02/2022 às 10:27
Notícia
Divulgação/Sisu
Inscrições para o SISU abrem nesta terça-feira (15) - FOTO: Divulgação/Sisu
Leitura:

As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta terça-feira (15) e seguem até esta sexta-feira (18). O sistema utiliza a nota do Enem para ingressar em universidades.

..

No estado de Pernambuco, fazem parte do Sisu a UFPE, UFRPE, Univasf, UFAPE e UPE. Os dois institutos federais, IFPE e IF do Sertão Pernambucano, também fazem parte. Ao todo, são 15.156 vagas ofertadas no Estado.

O acesso às inscrições do Sisu deve ser realizado utilizando o login único do governo federal. Para isso, o estudante deve criar uma conta no gov.br. Cada aluno pode concorrer a até dois cursos.

Quais universidades de Pernambuco adotam bônus no Enem?

O bônus de 10% no Enem é válido para algumas universidades e cursos de graduação em Pernambuco. Na UPE, esse bônus é válido somente para os cursos de direito, medicina e odontologia. 

No curso de medicina em Garanhuns o bônus será dado para pessoas que estudaram e moram na região Agreste.

Para o curso de medicina de Serra Talhada e os cursos de odontologia e direito em Arcoverde, o bônus será para quem estudou ensino médio no Sertão e que moram nessa região.

Já na UFPE, o bônus é de 7% para o curso de medicina do Recife para pessoas que estudaram o ensino médio em Pernambuco. O bônus continua a ser de 10% para quem estudou na Zona da Mata ou Agreste, em escolas públicas ou privadas, que concorra a graduações em Caruaru e Vitória de Santo Antão.

Este ano, a UFPE terá bônus de 3% para alunos que cursaram dois terços do ensino médio em escolas da Zona da Mata ou Agreste e que concorrerão à cursos em Caruaru ou Vitória.

Esse mesmo bônus também será válido para concorrentes do curso de medicina no Recife, que tiverem cursado e concluído no mínimo 2/3 do ensino médio em escolas regulares e presenciais do estado.

O bônus de 10% também é válido na UFRPE e na UFAPE. Mas só terá direito ao acréscimo quem tiver estudado ensino médio no Agreste ou Sertão e deseja cursar em Garanhuns (UFAPE) ou Serra Talhada (UFRPE).

Para quem deseja estudar na Univasf, poderá receber o bônus de 10% se tiver cursado o ensino médio em alguma cidade das regiões de atuação da universidade.

*Com informações do JC

Comentários


Mais Lidas