Economia

ABONO SALARIAL PIS 2022: O que fazer se o meu PIS não foi depositado? Saiba como resolver

Benefício é pago pela Caixa Econômica Federal

Marilia Pessoa
Marilia Pessoa
Publicado em 25/02/2022 às 7:25
Notícia
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
PIS/Pasep começa a ser pago este ano - FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil Economia
Leitura:

O pagamento do abono salarial PIS 2022 pela Caixa Econômica Federal continua. Muitos trabalhadores do setor privado continuam com dúvidas em relação ao benefício, se têm direito e como recebê-lo.

PIS/Pasep: Pagamento de março começa nesta semana; veja calendário atualizado

ABONO SALARIAL PIS/PASEP: Quase 2 milhões de trabalhadores podem ser incluídos no benefício; veja quem tem direito

Valor do PIS 2022, calendário PIS 2022 atualizado: confira quando você recebe, abono salarial, e tabela de pagamento do PIS 2022

..

Veja mais: 

Para receber o abono, é necessário estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; ter recebido remuneração mensal de até dois salários mínimos no ano-base; ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica durante pelo menos 30 dias no ano-base considerado para apuração.

Além disso, é importante que os dados do trabalhador tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

O que fazer se o meu PIS não foi depositado?

Há vários motivos que podem ter impedido o depósito do benefício na conta do trabalhador. Pode haver alguma falha nas informações do PIS. O trabalhador ou a empresa empregadora pode ter preenchido algum dado errado.

Apesar disso, o problema pode ser resolvido pelo próprio beneficiário. É necessário que o cidadão ligue para a Caixa Econômica Federal para atualizar as informações no banco de dados através do Alô Cidadão pelo número 0800 726 0207.

Quem trabalhou em 2021 tem direito ao PIS em 2022?

As pessoas que trabalharam em 2021 não tem direito ao PIS em 2022. O PIS 2022 tem como ano-base 2020. Portanto, é preciso ter trabalhado com carteira assinada em 2020 para poder receber e preencher os requisitos.

Quando será pago o PIS ano-base 2021? Quando recebo o PIS 2022? Veja o calendário

Comentários


Mais Lidas