dinheiro

VALORES A RECEBER: Como saber o valor do dinheiro esquecido? Pagamentos começam na semana que vem; veja calendário e quem recebe

De acordo com o balanço mais recente do Banco Central, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 04/03/2022 às 21:50
Notícia
Marcello Casal JrAgência Brasil
Banco Central liberou, em 2022, novo site para consulta de "dinheiro esquecido" pelo brasileiro, o Valores a Receber - FOTO: Marcello Casal JrAgência Brasil
Leitura:

Este ano, o Banco Central surpreendeu vários brasileiros com o Sistema de Valores a Receber (SRV). Por meio dele pessoas poderão sacar valores esquecidos em bancos, no entanto, é preciso lembrar que há prazo para realizar o saque. [veja calendário completo abaixo].

LEIA TAMBÉM: FGTS 2022: Como consultar FGTS pelo celular? Confira calendário completo atualizado

De acordo com o balanço mais recente do Banco Central, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Como saber o valor do dinheiro esquecido?

Banco Central liberou, em 2022, novo site para consulta de "dinheiro esquecido" pelo brasileiro, o Valores a Receber.

Calendário do dinheiro esquecido no Valores a receber, do Banco Central

  • Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site.

A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

  • Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março.
  • Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março.

As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.

VEJA MAIS: ABONO SALARIAL PIS: Saiba por que o PIS aparece não habilitado e como encontrar o PIS na carteira de trabalho digital

O que faço se perder todos os prazos?

O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder o prazo não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Como é realizado o saque do dinheiro esquecido, no Valores a receber?

Depois da solicitação de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.

Com informações da TV Jornal

Comentários


Mais Lidas