O governo vai antecipar o pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) . Um decreto será assinado pelo presidente Jair Bolsonaro até o final da semana.
Segundo o Estadão, a primeira parcela será paga já em abril, e a segunda em maio. A medida visa injetar recursos na economia antes das eleições.
Em geral, o pagamento do 13º é feito no segundo semestre, mas em 2020 e 2021 o governo também antecipou o benefício por causa dos efeitos da covid.
..
Calendário do 13º do INSS 2022
A antecipação do décimo terceiro vai ser paga a partir de 25 de abril, seguindo o calendário regular dos depósitos do benefício, para quem recebe até um salário mínimo, e a partir de 2 de maio, para quem recebe acima de R$ 1.212.
O mesmo ocorre com a segunda parcela, que será paga a partir de 25 de maio para quem recebe até o piso e a partir de 1º de junho para quem ganha acima do salário mínimo.
Saque FGTS
O governo também prepara uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A expectativa é de que seja liberado o saque de até R$ 1 mil para cada trabalhador.
Os detalhes de quando começa o pagamento e o calendário do novo saque do FGTS vão ser divulgados pelo governo após edição de uma MP (Medida Provisória), mas deve seguir a lógica de data por mês de nascimento do trabalhador.
Comentários