bloqueio

Telegram bloqueado no Brasil? Alexandre de Moraes, do STF, determina bloqueio do aplicativo

Decisão de Alexandre de Moraes sobre o Telegram se deu nesta sexta-feira (18)

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 18/03/2022 às 17:09
Notícia
App do telegram (imagem: Ivan Radic/Flickr)
A primeira reunião entre TSE e Telegram serviu para falar sobre o enfrentamento da disseminação de conteúdos falsos durante as eleições - FOTO: App do telegram (imagem: Ivan Radic/Flickr)

O aplicativo Telegram teve seu bloqueio determinado no Brasil pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (18).

De acordo com o magistrado, a decisão se deu por causa do descumprimento de medidas judiciais anteriores, que exigiam ações como o bloqueio de perfis ligados ao blogueiro bolsonarista Allan do Santos, assim como a suspensão da monetização de conteúdos produzidos por essas contas.

Ainda segundo Moraes, o Telegram age com "desprezo", "total omissão" e "falta de cooperação" com a Justiça.

Telegram bloqueado no Brasil?

A decisão de Moraes atende ao pedido da Polícia Federal (PF), que também se baseou nas sucessivas vezes em que o Telegram ignorou as autoridades brasileiras para pedir o seu bloqueio no País.

O ministro do  STF alegou que o Telegram chegou a suspender algumas contas vinculadas a Allan dos Santos depois que uma nova decisão reforçou a necessidade das medida, no entanto, a plataforma ignorou outras determinações que exigiam o fornecimento de dados dos usuários que criaram esses perfis.

"A plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira", disse Alexandre de Moraes em sua decisão.

Com a decisão, a plataforma ficará bloqueada até o cumprimento das decisões judiciais proferidas anteriormente por Moraes.

Comentários